Já não somos doces

Peça-filme (2021)

Sobre a peça-filme
Já não somos doces é um trabalho híbrido de peça teatral e longa-metragem realizado pelo Brecha, com sua primeira temporada realizada online em novembro de 2021 pelo Sympla Streaming. O trabalho foi escrito e dirigido por Patrick Sampaio em colaboração com Carolina Muait, Gabriel Abreu, Júlia Portes, Leona Kalí e Jefferson Melo.

A peça-filme trata da história de uma família que se reúne para um almoço na casa dos pais e foi adaptada para esse formato a partir da dramaturgia Quando formos doces, de João Ricardo, publicada pela editora 7 Letras.

Através do uso da linguagem híbrida entre filme e teatro (em que não fica claro o que acontece ao vivo e o que é gravado), o trabalho faz uma investigação crítica sobre a instituição da família e sobre seu papel no desenvolvimento do projeto colonial que formou o Brasil. Partindo de referências do “novo terror” (Ari Aster, Jordan Peele, Robert Eggers), a peça-filme investe em novos modos de dar visibilidade ao que pode ser verdadeiramente aterrorizante no mundo contemporâneo.

Durante o processo de montagem e filmagem da peça-filme, o grupo ocupou uma casa no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro.

Tanto a peça-filme Já não somos doces, quanto a publicação do livro Quando formos doces, fazem parte do projeto Quando formos doces, contemplado no edital “Retomada Cultural”, patrocinado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Emergencial Aldir Blanc.

Ficha técnica
Direção e dramaturgia: Patrick Sampaio
Interlocução de dramaturgia: João Ricardo
Elenco e colaboração dramatúrgica: Carolina Muait, Gabriel Abreu, Júlia Portes, Leona Kalí e Jefferson Melo
Assistência de direção e dramaturgia: Clara Pereira
Assistência de produção: Panmella de Jesus
Coordenação de transmissão ao vivo: Rodrigo Lopes
Direção de arte: Raphael Elias
Iluminação e Fotografia: Patrick Sampaio e Roberto Macedo
Trilha sonora: Pedro Sodré e Rudah Guedes
Preparação vocal: Jacqueline Rezende
Preparação corporal: Malcolm Matheus
Figurinos: Tiago Ribeiro
Fotografia complementar: Margot Douay
Edição de vídeos: Luanne Araújo e Patrick Sampaio
Programação visual: Raquel Alvarenga
Assessoria jurídica: Rebeca Eckstein
Contabilidade: Diego Rangel
Co-produção: Pedro Coqueiro
Produção: Carolina Muait, Gabriel Abreu, Júlia Portes e Patrick Sampaio
Realização: Brecha