residência artística interdisciplinar e festical (2022)

Sobre a residência
OnSite foi uma residência artística interdisciplinar e festival realizado no Museu Kesselhaus Herzberge em Berlim entre agosto e setembro de 2022. O projeto reuniu 10 criadores, artistas, pensadores e profissionais interdisciplinares de diferentes países que se candidataram com uma ideia para um projeto site-specific ou uma proposta de ação para oferecer aos habitantes humanos e não-humanos do bairro urbano de Herzberge em Berlim-Lichtenberg.
O OnSite foi dividido em momentos de processos coletivos onde os participantes puderam trocar e trabalhar em seus projetos artísticos em relação às questões mais urgentes compartilhadas pelo grupo; e em períodos de trabalho individual, onde cada participante teve liberdade para utilizar o tempo em colaboração com outros participantes ou no desenvolvimento de sua pesquisa individual. Com a ajuda de cinco colectivos de artistas locais e internacionais, os participantes tiveram a oportunidade de abordar as características específicas do local de um museu, hospital e área de parque com 130 anos de idade e de encontrar relações entre esse espaço e a sua própria posicionalidade e contexto (artístico).
Artistas residentes incluíram: Allan Laurent, Gustiele Fistaról, Jaehwa / Jae-Nder Fluid, Elissa de Brito, Linda Zagidulina, Dmytro Goncharenko, Kim Wichera, MXM – Muep Etmo e Mirella Brandi, Tarlie Lumby & Evgenia Chetvertkova, Anderson Kaltner, Andrea Galano Toro e Zachary Schoenhut.
O Brecha foi um dos coletivos convidados para orientar os processos compartilhados e individuais durante sessões de grupo e workshops ao longo do período da residência, fornecendo ajuda prática e ferramentas metodológicas para que os artistas desenvolvessem seus projetos. Os outros facilitadores incluíram Radical Data (Barcelona/Amsterdã), Guerilla Architects (Berlim) e Christiane Wiegand | K.I.E.Z. ToGo (Lichtenberg). Esses grupos compartilharam conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de teatro, arte sonora, cinema, antropologia, dança, performance, ciência de dados, música, dramaturgia, arquitetura e pesquisas comunitárias site-specific.
A residência foi organizada e curada pelos artistas do coletivo transdisciplinar Po:era.
Os resultados dos trabalhos e experimentos foram apresentados durante um festival de três dias aberto ao público entre 9 e 11 de setembro de 2022.
Mais sobre a residência e o festival aqui.