Análise coletiva de texto

Sobre o trabalho
O trabalho de mesa é a análise coletiva de um texto, uma apropriação de uma etapa comum nos processos de composição dramatúrgica e montagem teatral, em que um texto é lido e discutido em grupo, geralmente ao redor de uma mesa.
“Funciona como lugar de apontamentos, criador de potencialidades estéticas. É onde se reflete, se imagina, se projeta. Espaço de ajustes, acordos, experimentos, questões, ideias. Tudo no entorno de uma mesa, criando-se uma ambiência em que resoluções futuras, na sala de ensaio propriamente dita, serão amparadas por essa etapa pré-encenatória.”1
Aqui, trazemos esse procedimento para um campo que extrapola o texto teatral e pensa qualquer composição literária como um processo que pode ser aberto e experimentado como um ensaio. Lemos um texto em voz alta, buscamos seus pontos de tensão, tentamos ouvir o que ele pede de modo a fertilizá-lo.
Essa é uma oportunidade de compartilhar um processo que normalmente é um tanto solitário, de buscar entradas em grupo, de se surpreender com primeiras impressões, sem nenhuma pretenção a respeito de um destino final para a escrita.
Como funciona
Cada autora determina como fará a leitura de seu texto (ela mesma, por outra pessoa, em grupo, de maneira dramatizada, em silêncio, etc). O grupo lê o texto e depois conversa ao redor de uma mesa. A autora poderá trazer questões específicas para o grupo (como perguntas que lhe sejam mais urgentes) ou apenas escolher ouvir e trocar com as participantes.
Próximas mesas
Mesa #1 :: 20/01/2024 :: Maria Santos
Mesa #2 :: 27/01/2024 :: Rodrigo Batista
Local: Base LABo (Rua São João Batista 16, Botafogo – Rio de Janeiro).
Cronograma:
18h30 – Abertura de portas
19h – Início pontual da leitura
20h – Intervalo
20h15 – Conversa
22h – Encerramento
Este é um projeto de Gabriel Abreu, Julia Barandier, Maria Santos e Rodrigo Batista, com apoio do LABo.
Referências
1 KOSOVSKI, Ricardo. A mesa para a cena?. Olhares, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 62–65, 2015. DOI: 10.59418/olhares.v1i1.10. Disponível em: https://www.olharesceliahelena.com.br/olhares/article/view/10. Acesso em: 8 dez. 2023.